Essa é uma revisão anterior do documento!
Objetivo geral
Busca-se uma construção que comporte, inicialmente, a moradia de um casal aposentado, com bom espaço para socialização. Deve-se prever a construção módulos compactos, tipo kitchenette, para outros núcleos familiares, de idosos ou não, com espaços para interação social entre os moradores e com pessoas de fora.
Os módulos permitem a privacidade de cada núcleo de moradia, tendo todos os elementos necessários para a vida doméstica básica, como dormitório, preparação de comidas simples e espaço para escrever, pintar, assistir vídeos, contemplar, ou confraternizar com duas ou três pessoas.
O espaço de socialização comum permite encontros de grupos e atividades envolvendo até umas vinte pessoas. Também pode contemplar alguma forma de que algumas pessoas possam pernoitar.
Integração com o ambiente
O Condomínio Verde tem uma proposta realmente ecológica, com a preservação de matas ciliares e cerrado e com grandes áreas verdes onde a construção está vedada. A construção prevista deve se integrar com a natureza existente, evitando terraplenagens, facilitando a absorção das águas e preservando na medida do possível a vegetação original e a topografia do terreno.
É desejável que as construções se integrem também estética e visualmente com o ambiente. Funcionalmente deve contemplar a insolação, as chuvas, os ventos e as temperaturas locais, para seu aproveitamento e conforto humano.
Demanda mais imediata
Construção de um espaço que comporte as necessidades de moradia de um casal aposentado, com um espaço pessoal para cada um deles e um espaço grande para socialização. Possivelmente um espaço para hospedar visitas.
É fundamental o ambiente para receber amigos, confraternizar com a família e servir de atelier ou oficina para realizar tarefas em grupo.
Cada ambiente pessoal deve contemplar um dormitório e uma área de trabalho privativa, que pode servir de escritório, atelier pessoal, ou simplesmente uma sacada ajardinada de onde contemplar a natureza. Pode ter um pequeno espaço para fazer um chá ou esquentar uma comida.
O ambiente de cozinha e copa compartilhado deve ser integrável com o ambiente de socialização. Idealmente, a copa estaria num espaço semiaberto que permita tomar o café, almoçar ou jantar próximo de flores e plantas.
Demais módulos de moradia
Uma das maiores dificuldades na vida de aposentados ou pessoas idosas é o isolamento, tanto no sentido dos cuidados físicos e do atendimento às necessidades básicas cotidianas, como compras e comidas, quanto na interação humana.
Por este motivo, são previstos pelo menos outros três módulos habitacionais básicos, dormitório, banheiro, estar, onde possam morar outros casais, ou pessoas sós, ou algum parente, ou mesmo que um dos módulos possa servir para eventuais cuidadores que venham a ser necessitados com a idade.
Esquema geral
- Terreno com muita vegetação:
- Duas entradas para carro;
- Espaço com mínimo impacto para deixar os carros;
- Bambu, fruteiras, Ipês;
- Cerca, eras;
- Infra para água, luz, comunicações, aproveitamento de águas, esgoto;
- Tratar a Rua dos Flamboyants em função de sua pendente (ver com o Condomínio);
- Tratar a Rua da Mata como espaço recreativo (ver com o Condomínio).
- Espaço de atividades cotidianas, de atividades de grupo e de confraternização:
- Semi sombra ou plantas;
- Vidros, proteção (parcial) de vento e chuva;
- Oficina, atelier;
- Mesas para as comidas cotidianas ou para confraternização;
- Cozinha churrasqueira integradas.
- Moradia do casal inicial:
- Dormitório 1, banheiro 1, estar 1, varanda 1;
- Dormitório 2, banheiro 2, estar 2, varanda 2;
- Espaço comum (possível integração com o espaço geral)
- Espaço comum com possível integração com a cozinha e a copa.
- Kitchenette para casal B:
- Dormitório B, banheiro B, estar B, varanda B;
- Kitchenette para casal C:
- Dormitório C, banheiro C, estar C, varanda C;
- Kitchenette para casal D ou para cuidadores:
- Dormitório D, banheiro D, estar D, varanda D;